Certificação

Conheça as certificações da Scrum.org

 A Scrum.org foi fundada em 2009 por Ken Schwaber que, como todos sabemos, é um dos criadores do Scrum. As certificações dessa instituição são muito valorizadas no mundo inteiro. Ken Schwaber é o atual presidente da Scrum.org, o que certamente contribui e muito para o grande reconhecimento dessa empresa.

Apenas a título de curiosidade, até setembro de 2014, a Scrum.org era a mantenedora do Guia Scrum.

A Scrum.org oferece treinamentos abrangentes, avaliações e certificações a fim de aprimorar a entrega de software. Ela baseia-se nos princípios do Scrum e do Manifesto Ágil.

A Scrum.org oferece as seguintes certificações:

  • PSM – Professional Scrum MasterTM
    • Destinam-se a certificar o conhecimento do profissional em relação ao Scrum e à habilidade de aplicar esses conhecimentos na prática.
    • Existem três níveis de certificações Professional Scrum Master: Nível 1 (foundation), nível 2 (intermediário) e nível 3 (avançado).
  • PSPO – Professional Scrum Product OwnerTM
    • Destinam-se a atestar o conhecimento do profissional em relação às atribuições do papel de Dono de Produto e à sua habilidade de aplicar esses conhecimentos, na prática.
    • Existem três níveis de certificações Professional Product Owner: Nível 1 (foundation), nível 2 (intermediário) e nível 3 (avançado).
  • PSD – Professional Scrum DeveloperTM
    • A certificação profissional Scrum Developer destina-se a validar o conhecimento dos profissionais que trabalham como membros de um Time de Desenvolvimento. Ela valida e certifica os seguintes conhecimentos:
      • Práticas e técnicas que suportam a construção de softwares complexos.
      • A capacidade do profissional em aplicar esses conhecimentos.
  • SPS – Scaled Professional ScrumTM
    • A certificação Scaled Professional Scrum irá validar e certificar o conhecimento do profissional em relação a como escalar o Scrum, utilizar o framework Nexus e a sua habilidade de aplicar esses conhecimentos.
    • Apenas a título de informação, o Scrum escalado é utilizado quando estamos desenvolvendo um produto muito grande e complexo, envolvendo muitos profissionais na construção do mesmo. Dessa forma, o projeto irá contar com múltiplos times Scrum trabalhando em um mesmo produto.
  • PSK – Professional Scrum With KanbanTM
    • A certificação Professional Scrum With Kanban destina-se a qualquer pessoa que deseja validar os seus conhecimentos sobre como os Times Scrum podem utilizar o Scrum juntamente com o Kanban a fim de suportar a criação e entrega de valor.
  • PAL – Professional Agile LeadershipTM
    • A certificação Professional Agile Leadership está disponível para qualquer profissional que deseje assegurar que é um líder e entende que a agilidade agrega valor ao negócio; e também o motivo pelo qual o entendimento dos líderes, patrocinadores e suporte às práticas ágeis são essenciais para uma organização se tornar mais ágil.
  • PSU – Professional Scrum with User Experience™
    • A certificação Professional Scrum with User Experience tem por objetivo validar que o profissional possui um nível fundamental de entendimento sobre como integrar ao Scrum modernas práticas de UX, com o intuito de propiciar um maior valor.

Dentre as certificações disponibilizadas pela Scrum.org, a mais conhecida é a Professional Scrum Master nível 1 (PSM-I).

PSM – Professional Scrum MasterTM

            A partir dessa seção serão apresentados os três níveis da certificação Professional Scrum Master. Atualmente, a PSM é a certificação mais procurada pelos profissionais.

Professional Scrum Master nível I

Os profissionais que possuem a certificação PSM-I demonstram e atestam que possuem os conhecimentos fundamentais do Framework Scrum, conforme descrito no Guia Scrum. Além disso, eles também entendem os conceitos necessários para aplicar o Scrum.

Os Profissionais com a Certificação PSM-I possuem uma terminologia e abordagem consistentes para o Scrum.

Professional Scrum Master nível II

Os profissionais que possuem a certificação PSM-II demonstram um nível avançado de maestria no Scrum.

Esses profissionais provam que possuem uma compreensão dos princípios subjacentes do Scrum e que podem efetivamente aplicar o Scrum em situações complexas do mundo real.

Professional Scrum Master nível III

Os profissionais que possuem a certificação PSM-III demonstram um nível distinto de maestria no Scrum.

Esses profissionais atestam que possuem um profundo entendimento da aplicação, das práticas e dos valores do Scrum em uma variedade de situações complexas.

PSM-I – Professional Scrum MasterTM Nível I

A certificação Professional Scrum Master Nível 1, disponibilizada pela Scrum.org, destina-se a qualquer pessoa que deseje validar seu nível de conhecimento no framework Scrum e a sua aplicação. Conforme já foi dito anteriormente, os indivíduos que a possuem demonstram e atestam que conhecem os fundamentos do Scrum, conforme descrito no Guia Scrum. Além disso, eles também entendem os conceitos necessários para aplicar o Scrum. Contudo, caso o profissional deseje validar que possui conhecimentos mais avançados e que sabe empregar o Scrum no mundo real, deve partir para as certificações mais avançadas como a PSM-II.

A prova é composta por 80 questões, cujas respostas podem ser de múltipla escolha, múltiplas respostas ou verdadeiro/falso.

            O tempo máximo disponibilizado ao candidato para concluir a avaliação é de 60 minutos. Dessa forma, o candidato tem uma média de 45 segundos para responder a cada questão. Conforme pode-se perceber, é um intervalo bem curto.

O candidato, para ser aprovado, deve alcançar 85% de aproveitamento, ou seja, necessita acertar ao menos 68 questões. A Scrum.org considera que o exame possui um nível de dificuldade intermediário.

No momento, o exame PSM-I é disponibilizado somente no idioma inglês. Caso tenha dificuldades com a língua inglesa, existe uma opção: O exame pode ser realizado utilizando o navegador Google Chrome, que possui um recurso de tradução.

 Perceba que não é tão fácil obter essa certificação. Entretanto, é por esse motivo que as certificações da Scrum.org são cada vez mais reconhecidas pelo mercado.

 A taxa para prestar o exame é de US$ 150,00 e, em caso de reprovação, não é concedida uma nova tentativa. O candidato reprovado, caso deseje realizar novamente o teste, deverá pagar a mesma a taxa, sem a concessão de desconto.

Uma das grandes vantagens da certificação PSM-I é que o candidato, ao ser aprovado, não necessita pagar taxas periódicas a fim de renová-la, pois ele a possuirá por tempo indeterminado.

Como o exame é realizado de forma on-line, os únicos pré-requisitos técnicos consistem em possuir um navegador e um computador com conexão à Internet. A prova poderá ser prestada em qualquer horário e local.

O candidato não é monitorado durante a realização da avaliação. Dessa forma, embora exista uma brecha para que se realize consultas a materiais durante o exame, isso é bastante improvável, pois, é disponibilizado apenas 45 segundos para a seleção da resposta de cada questão.

Sendo assim, é recomendável que o requerente estude e se prepare bem para o exame, e que faça o mesmo sem consultas, uma vez que não adianta possuir a certificação sem obter aprendizado. Além do mais, o profissional que conquista a certificação sem se dedicar pode até conseguir um bom emprego, porém certamente acabará não ficando muito tempo na empresa, uma vez que não terá o conhecimento necessário para executar as suas atividades.



Aprenda Scrum

Formação em Scrum – Preparatório para a Certificação PSM-I. 
Apenas R$ 19,99. Aproveite!

Referências.

Scrum.org